A importância de envio dos documentos fiscais para a contabilidade

Você sabia?

Um escritório contábil é uma das partes mais importantes para o funcionamento regular da sua empresa, por isso que é sempre importante manter os envios dos fatos contábeis em dia para a contabilidade, pois cumprimos a função de transmitir os dados com as informações dentro do prazo.


E por que você precisa enviar os dados para o contador?

É esse profissional que irá cumprir com as obrigações legais mensalmente e realizar a análise da sua empresa como:

Cálculo do imposto: o profissional realiza a apuração do faturamento do mensal para a liberação da guia;

Entrega de obrigações acessórias: o contador elabora com as informações da empresa, a apuração, a escrituração e a entrega de obrigações acessórias para o Governo.

Planejamento tributário: o responsável realiza a gestão dos impostos a serem pagos atentando-se ao prazo dos tributos e focando na criação de maneiras de reduzir de forma lícita a carga tributária que incide sobre ela.

E o que o contador faz com esses documentos?

No movimento fiscal, quando a empresa é do Regime do Simples Nacional é enviado o PGDAS até o dia 20 do mês, a DESTDA até o dia 28 do mês, e tem algumas empresas deste regime que entrega o Sped Fiscal.

Quando a empresa é enquadrada no Regime Normal enviamos a apuração do ISS até o terceiro dia útil do mês para as empresas de serviços e o ICMS até o dia 10 para as empresas de comércio, de obrigações acessórias temos o Sped Contribuições que vence até o dia 15, Sped Fiscal até o dia 20 e DCTF até o dia 22 do mês.

Há também obrigações comum a todas que tem a COAF quando a empresa recebe pagamentos acima de R$ 30.000,00 em espécie e deve ser enviado até o dia 30, temos também o envio da Efd-Reinf com o prazo de envio até o dia 15 com as informações de retenção de encargos na nota fiscal, IRRF Sobre Aluguel com o vencimento até o dia 20 do mês, entre outros.

E como o empresário pode ajudar?

Aqui é necessária alguma atenção dada a importância das obrigações tributárias. Isso pois, em algumas ocasiões a empresa se torna responsável pela obrigação tributária.

Assim como são os casos de retenção de impostos e de substituição tributária.

Documentos a serem enviados:

Notas fiscais, assim como as compras de mercadorias para revenda a fim de analisar o ICMS Substituição Tributária. As notas de compras de bens para ativo imobilizado, e bens de uso e consumo interestaduais com objetivo de apurarmos o diferencial de alíquota entre os estados, nota de serviço tomado para realizar a apuração de retenções.

Notas Fiscais de concessionárias como de Telefonia e de Energia Elétrica com intuito de utilização dos créditos de ICMS. *Empresas Lucro Real.

Arquivos eletrônicos: em formato de XML dos movimentos de compras vendas até o segundo dia útil do mês subsequente a apuração.

Portanto é fundamental que o empreendedor mantenha a devida gestão dos seus documentos e encaminhe todos os arquivos dentro dos prazos estabelecidos. Fique atento a todos os arquivos exigidos pelo seu contador e estabeleça um calendário de entrega. Isso garante uma gestão eficiente e concentrada na real situação do negócio.


 Por: Villiene Brito

Departamento Fiscal – Grupo Kronn.

Compartilhe o conteúdo nas redes sociais!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email