É fato que são as micro, médias e pequenas empresas que em sua grande maioria que fazem a maior circulação da moeda brasileira, e dessa forma, gerando a maior riqueza e avanço em desenvolvimento no nosso país.
Para esclarecer a informação acima, cito um trecho publicado pelo Governo Federal, com os índices de avanço na economia nos últimos anos e aberturas de novos CNPJ após a implantação do CNPJ MEI a fim de regularizar micro empreendimento informais.
“Somente no terceiro quadrimestre de 2023 foram abertas 1.150.149 empresas, um aumento de 5,1% em relação ao mesmo período de 2022. Ao longo de todo o ano de 2023, houve abertura de 3.868.687 empresas, um aumento de 0,7% em comparação ao ano anterior. Comércio e prestação de serviços representam 81,7% das empresas em funcionamento no país, mantendo-se a tendência em 2023, com 83,9% das empresas abertas representando esse setor.
MEIs representam 73,6% das empresas abertas, aumento de 5,8% em relação ao terceiro quadrimestre de 2022. Foi verificada a abertura de 2.887.788 MEIs em 2023, representando um aumento de 0,6% em relação ao ano de 2022, consolidando-se o total de 11.682.765 MEIs ativos.”
Fonte: Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte https://www.gov.br/memp/pt-br
Vale destacar os seguintes pontos para explicar a importância dos pequenos empreendimentos no Brasil:
Geração de empregos – atualmente, 54% dos empregos formais no Brasil é gerado e mantido por pequenas empresas.
Impulsionar o crescimento econômico – 27% do nosso Produto Interno Bruto (PIB) é de responsabilidade dos pequenos empreendimentos, gerando assim maior competitividade e inovação criando novos métodos para o crescimento econômico.
Promover o empreendedorismo – importante destacar que 99% do total de empresas privadas no país são pequenos negócios. Muitos profissionais têm buscado o investimento nos pequenos negócios para conquistar a autonomia e liberdade financeira.
Dessa forma, essas empresas são conduzidas por empreendedores dedicados, que não apenas buscam o sucesso financeiro, mas também estão comprometidos em fazer a diferença em suas comunidades e no país. Muitas vezes, as suas operações se enraízam nas comunidades locais, tornando-se parte integrante da vida cotidiana de milhões de brasileiros.
Além disso, o Governo Federal promove diversos programas para o impulsionamento de novos empreendimentos e também de regularização de empresas, a fim de manter o CNPJ em dia com suas obrigações, como por exemplo empréstimos com taxas baixas, parcelamentos com benefícios e reduções de valores, ficando ainda mais fácil manter a empresa.
Com base em todas as informações acima, fica claro a importância da formalização dessas pequenas empresas, ainda que sejam MEIs, pois dessa forma a Receita Federal possui informações através das declarações recebidas, o controle dos impostos para um planejamento sobre investimentos futuros em recursos para o desenvolvimento no nosso país.
Se você ainda tem dúvidas quanto a abertura de uma empresa, entra em contato no link abaixo, conte com nossos especialistas para te orientar e auxiliar no que for necessário.
Por Jessica Leonel
Departamento Contábil