O que é um Regime Tributário
Você sabe o que é?
Trata-se de um montante de regras fiscais que estabelecem como será feito a arrecadação de impostos de uma empresa. Sua escolha irá depender de alguns fatores, como: Porte, faturamento e atividade.
Atualmente os Regimes Tributários mais utilizados pelas empresas no Brasil são:
Simples Nacional
Com o objetivo de simplificar o pagamento dos tributos é um regime voltado para Empresas de Pequeno Porte e Microempresas, tem seu faturamento máximo permitido de até R$4,8 milhões anuais.
Sua tributação ocorre com base no RBT12 (faturamento dos últimos 12 meses), tendo uma alíquota que varia, sendo estipuladas em 6 anexos, onde cada anexo é voltado para uma atividade.
Os impostos são unificados em uma guia única chamada DAS.
Lucro Presumido
É um regime onde o cálculo do imposto de Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ) e da Contribuição Social Sobre o Lucro Líquido (CSLL) é feito de forma simplificada, é utilizado como base para cálculo o lucro da empresa, que é presumido através de alíquotas aplicadas sobre o total faturado no período.
Sua alíquota varia conforme a atividade exercida.
Os requisitos para aderir ao Lucro Presumido é ter um faturamento anual de até 78 milhões, e não operar em ramos específicos, tais como: Bancos e empresas Públicas.
Os impostos são arrecadados em guias distintas, sendo eles IRPJ, CSLL, PIS, COFINS, ICMS e ou ISS.
Lucro Real
Para se enquadrar nesse regime é primordial que haja um controle sobre as despesas do seu negócio, pois a tributação do imposto Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ) e da Contribuição Social Sobre o Lucro Líquido (CSLL) é feita com base no lucro real da empresa, ou seja receitas menos despesas.
Sua alíquota varia de acordo com a atividade exercida e seu faturamento.
Esse regime é obrigatório para algumas empresas, como empresas do setor financeiro e que tenha receita bruta acima de R$78 milhões anuais, entre outras.
Assim como no Lucro Presumido os impostos são arrecadados em guias distintas.
Agora que você sabe um pouco sobre cada regime, como escolher a melhor forma de Tributação para sua empresa?
Escolher o Regime Tributário é de grande importância, pois isso afetará diretamente os impostos a serem pagos.
Antes de optar por um regime é necessário fazer uma análise sob as características de cada um, conforme a atividade a ser exercida, tendo em vista os benefícios fiscais que cada regime possui e a arrecadação adequada.
Sua empresa está no Regime correto?
Você acha que está pagando mais do que deveria?
Como e onde tirar essa dúvida?
Você pode contar com o Grupo Kronn pra te ajudar, somos um time no qual atuamos com todos os regimes de tributação, e faremos a análise correta para a sua empresa.
Quer saber mais sobre esse assunto?
Entre em contato com nossa equipe, será um prazer atendê-lo.
Por: Sabrina Sttelet
Departamento Fiscal – Grupo Kronn
Compartilhe o conteúdo nas redes sociais!