A Importância do Contador para o MEI: Orientação e Cumprimento de Obrigações
Por que o MEI deve ter um contador?
A princípio sabemos que a organização financeira é um dos pilares para o crescimento do seu negócio.
Nesse caso, a ajuda de um contador é fundamental, pois ele poderá orientar e auxiliar o empreendedor a seguir o melhor caminho.
É importante que ao início de abertura do CNPJ MEI, tenha a orientação do contador a cerca das atividades permitidas nesta modalidade, e orientação referente ao controle de renda mensal, visto que o MEI tem limite anual, que ao ultrapassar este limite será desenquadrado automaticamente.
O que poucos sabem é que além das guias mensais, o MEI tem a obrigação do envio da declaração anual, que deverá conter todas as informações básicas de receitas ocorridas no ano anterior, preenchida nos campos corretos. Importante se atentar ao prazo de envio, evitando assim, gastos desnecessários com multas.
Além disso, desde 01 agosto é possível a solicitação do cadastro Estadual do MEI, após 60 dias todas as empresas que possuem atividades sujeitas à contribuição do Imposto Sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), será obrigatório esse cadastro, para emitir nota fiscal de vendas, industrialização ou de transporte.
Portanto fique atento as obrigações do MEI, e entre em contato para maiores esclarecimentos sobre este e outros assuntos.
Por: Jéssica Leonel
Departamento Fiscal – Grupo Kronn
Compartilhe o conteúdo nas redes sociais!